segunda-feira, 14 de julho de 2008

Apresentação


O presente blog é um trabalho de língua portuguesa, contendo informações sobre o Modernismo em Portugal, com o objetivo de ser compreendido. Cuja equipe é composta pelos alunos do 3º ano "C", do Colégio Estadual Roberto Santos em Campo Formoso-BA.

O Modernismo em Portugal


O Modernismo português surgiu em 1915, com a publicação da revista "Orpheu", no contexto das influências das correntes vanguardas e da 1º guerra mundial.
Nesse momento, Portugal vivia a repercussão da proclamação da República e do fim da Monarquia. São retomadas antigas discussões sobre a grandiosidade da nação portuguesa, perdida a partir do declínio da Renascença; vários artistas e intelectuais se lançam num projeto de reconstrução da cultura portuguesa.
Várias revistas foram lançadas como "A Águia" (1910), "Orpheu"(1915) e "Presença"(1927). Porém, esse espírito de euforia dura apenas até 1928, quando inicia a ditadura salazarista, que leva o país à volta do pessimismo político e à descrença em relação à República.
Dentro desse período, nascem grandes nomes da literatura portuguesa como Mário de Sá-Carneiro e José Régio, além do principal escritor Fernando Pessoa.

A literatura portuguesa durante o século xx,conhece três momentos bem demarcados:

O primeiro deles foi a geração "ORPHEU";

*Buscou atualizar a cultura portuguesa em relação às inovações que a arte européia vinha apresentando no início do século,influenciada pelas correntes da vanguardas.
Dentro do grupo de "ORPHEU" destacam-se: Fernando Pesssoa,Mário de Sá-Carneiro,Almada Negreiros,Luís de Montalvore o brasileiro Ronald de Carvalho.

O segundo momento foi a geração "PRESENÇA";



*procurou levar adiante o projeto de modernidade iniciado pela geração "ORPHEU",aprofundando a pesquisa.
A revista Presença, ou «folha de arte e crítica», foi fundada em 1927, em Coimbra, por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio. Não obstante ter passado tempos difíceis, não só financeira como intelectualmente, foi publicada até 1940.
Continuou a luta pela crítica livre contra o academismo literário e, inspirados na psicanálise de Freud, os seus intelectuais bateram-se pelo primado do individual sobre o colectivo, do psicológico sobre o social, da intuição sobre a razão. Além da produção nacional, a presença divulgou também textos de escritores europeus, sobretudo franceses. Alguns dos escritores deste segundo Modernismo foram: Miguel Torga, Adolfo Casais Monteiro, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Vitorino Nemésio, Pedro Homem de Mello, Tomás de Figueiredo e Eça Leal.

O principal nome dessa época é o escritor José Régio,que se destacou na poesia,no romance e no teatro.



O terceiro momento,chamado de "NEO-REALISMO";

* Teve inicio com a publicação de "GAIBÉUS",em 1940 de Alves Redol ,em plena Segunda Guerra Mundial.Tinha como objetivo combater o facismo e a literatura dita "descompromissada".Ao contrário das outras fases,propõe uma literatura social,documental,combativa e reformadora,aproximando-se da literatura que estava sendo feita no Brasil na década de 30,o chamado regionalismo de 30.


O Neo-Realismo português contou na prosa e na poesia,com os escritores:Vergílio Ferreira,Fernando Namora e Carlos de Oliveira.O movimento se estendeu até 1980 perdendo ora para o surrealismo ora para o existencialismo.


O primeiro escritor em nossa língua a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura foi José Saramago,em 1998,entre todas as obras,escreveu Memorial do Convento,O evangelho segundo Jesus Cristo,Ensaio sobre a cegueira e Todos os nomes.

Principais autores do Modernismo em Portugal



* Fernando pessoa: O caleidocóspio poético(1888-1935);principal escritor do modernismo português.(foto ao lado)


* Alberto Caeiro:A poesia da sensação espécie de poeta-filósofa que extrai seu pensamento do contato direto com as coisas e com a natureza.


* Álvaro de Campos:A energia futurista dos três heterônimos,Álvaro de Campos é o mais afinado com a tendência modernista, particularmente com o futurismo.



* Ricado Reis :O sopro clássico valoriza a vida campestre e a simplicidade das coisas.


*José Saramargo:A utopia e critica da realidade nascido em 1922, propicia em seus livros profundas reflexões sobre temas universais e anteporais.


MÁRIO DE SÁ - CARNEIRO

Nasceu em Lisboa em 1890 e cometeu suícidio em Paris, 1916.
Em 1915 lançou a revista “Orpheu” junto com o amigo F. Pessoa.
Profunda crise moral e financeira.

Mostrou inadaptação ao mundo, deixava levar-se pelas emoções, pela megalomania perdendo-se da realidade.
Interiorizou-se mais mostrando-se inseguro e egocêntrico.
Principal obra: A Confissão de Lúcio.
Outros escritores:

* José Régio,(foto ao lado)
* João Gaspar Simões,
* Branquinho da Fonseca
* Ferreira de Castro
* Jorge de Sena


* Almada Negreiros(foto ao lado)






* Alves Redol(foto ao lado)