segunda-feira, 14 de julho de 2008

A literatura portuguesa durante o século xx,conhece três momentos bem demarcados:

O primeiro deles foi a geração "ORPHEU";

*Buscou atualizar a cultura portuguesa em relação às inovações que a arte européia vinha apresentando no início do século,influenciada pelas correntes da vanguardas.
Dentro do grupo de "ORPHEU" destacam-se: Fernando Pesssoa,Mário de Sá-Carneiro,Almada Negreiros,Luís de Montalvore o brasileiro Ronald de Carvalho.

O segundo momento foi a geração "PRESENÇA";



*procurou levar adiante o projeto de modernidade iniciado pela geração "ORPHEU",aprofundando a pesquisa.
A revista Presença, ou «folha de arte e crítica», foi fundada em 1927, em Coimbra, por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio. Não obstante ter passado tempos difíceis, não só financeira como intelectualmente, foi publicada até 1940.
Continuou a luta pela crítica livre contra o academismo literário e, inspirados na psicanálise de Freud, os seus intelectuais bateram-se pelo primado do individual sobre o colectivo, do psicológico sobre o social, da intuição sobre a razão. Além da produção nacional, a presença divulgou também textos de escritores europeus, sobretudo franceses. Alguns dos escritores deste segundo Modernismo foram: Miguel Torga, Adolfo Casais Monteiro, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Vitorino Nemésio, Pedro Homem de Mello, Tomás de Figueiredo e Eça Leal.

O principal nome dessa época é o escritor José Régio,que se destacou na poesia,no romance e no teatro.



O terceiro momento,chamado de "NEO-REALISMO";

* Teve inicio com a publicação de "GAIBÉUS",em 1940 de Alves Redol ,em plena Segunda Guerra Mundial.Tinha como objetivo combater o facismo e a literatura dita "descompromissada".Ao contrário das outras fases,propõe uma literatura social,documental,combativa e reformadora,aproximando-se da literatura que estava sendo feita no Brasil na década de 30,o chamado regionalismo de 30.


O Neo-Realismo português contou na prosa e na poesia,com os escritores:Vergílio Ferreira,Fernando Namora e Carlos de Oliveira.O movimento se estendeu até 1980 perdendo ora para o surrealismo ora para o existencialismo.


O primeiro escritor em nossa língua a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura foi José Saramago,em 1998,entre todas as obras,escreveu Memorial do Convento,O evangelho segundo Jesus Cristo,Ensaio sobre a cegueira e Todos os nomes.

Nenhum comentário: